Encontro de Malabares

Encontro Semanal de Malabares e Circo do Rio de Janeiro
por Carina Ninow

O Coletivo Bravos está encabeçando a divulgação e organização do Encontro Semanal de Malabares e Circo do Rio de Janeiro. A Cada semana, mais artistas encontram-se na praça São Salvador.

VENHAM!!!!!
Acontece TODA SEGUNDA FEIRA
Ás 19 horas
na Praça São Salvador (Laranjeiras)





     A tão cantada cidade maravilhosa, cheia de encantos mil, fortalece a cada semana um destes encantos, o malabarismo.

A cidade que é cenário de tantos eventos, tem semanalmente seu dia de malabares, movimento que cresce a cada semana com a chegada de mais amigos malabaristas, ou pessoas que iniciam na arte.

O Rio foi uma das primeiras cidades a realizar encontros periódicos de malabares, em uma iniciativa do malabarista Eugênio Rosales. Ao princípio eles aconteciam na Fundição Progresso, grande pólo de cultura da cidade, até o dia em que esta pegou fogo. O encontro então, se transferiu para o Circo Voador, mas nos últimos tempos foi perdendo força. Ao final de 2010, eram sempre os mesmos e poucos malabaristas que se encontravam no centro da cidade para brincar desta arte. Foi quando o Xixi, um destes malabaristas e integrante do Coletivo Bravos, encontrou uma boa praça para onde o encontro foi transferido.

Desde janeiro de 2011 o Encontro Semanal de Malabarismo e Circo do Rio de Janeiro acontece às Segundas feiras na praça São Salvador no bairro Laranjeiras. O ponto é de fácil acesso, seguro, e um local onde a cena artisca é respeitada e movimentada também por outros grupos que em dias diversos fazem do local o seu palco de ensaio.

Desde a mudança de endereço, o encontro passou a receber muitos novos visitantes, a praça parece ferver com tantas bolinhas, claves, bastoes, babmolês rodopiando nos ares. Este encontro recebe não só malabaristas, mas por vezes foi visitado por bandas, djs, e até orquestras de sopro a tocar para os malabaristas. A chuva não é um problema para estes artistas que aproveitam a oportunidade para se reencontrar e trocar experiências. Mesmo sendo a céu aberto, o encontro não se desfaz nas primeiras gotas de chuva que caem. Para que as claves sejam protegidas nas mochilas, é necessário uma chuva torrencial. Então, se você estiver no Rio, e o céu indicar uma precipitação pluviométrica (o tal do "será que vai chover?"), não desista, vá à praça São Salvador, que o malabares também é persistência e não se abala com o mau tempo!

E este encontro começa a agregar novas modalidades. além de objetos jogados ao ar, ou equilibrados no corpo, é possível encontrar slake lines, momentos de bons alongamentos, paradas de mão, monociclos e mesmo skates.

Com apoio dos moradores e comerciantes da região, que enaltecem a iniciativa, o encontro se fortalece também através da divulgação do Coletivo Bravos. O Coletivo Bravos é um grupo de produção independente formado por artistas que estão radicados na cidade do Rio de Janeiro e buscam criar espaços para que novos e conhecidos artistas apresentem suas criações.

Então, se estiveres pelo Rio, não perca o Encontro Semanal de Malabares e Circo da Cidade do Rio de Janeiro, toda segunda feira, na Praça São Salvador (bairo Laranjeiras), a partir das 19 horas. E lembre que toda segunda semana do mês (segunda segunda) é realizado um Palco Aberto, organizado pelo Coletivo Bravos. Pegue seu malabares e venha jogar.



Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário